Vai curtir o Carnaval? Não esqueça de visitar o bloquinho da prevenção!
- Grupo Luta Pela Vida
- 17 de fev. de 2023
- 2 min de leitura

Após dois anos sem comemorações, chegou a época mais festiva e colorida do ano! Para aqueles que gostam da folia, o Carnaval não costuma passar em branco, e às vezes pode ser intenso, com muitos dias de festa. Mesmo em meio a diversão, é preciso aproveitar tudo com consciência, segurança e principalmente cuidado com a saúde.
Proteja-se!
Uma das principais orientações para esta época do ano é o uso de preservativos para prevenir as infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), que representam um grave problema de saúde pública, devido à magnitude e desafios no acesso ao tratamento. Podem ser causadas por vírus, bactérias ou outros microrganismos e transmitidas por meio do contato sexual sem o uso de preservativo, com uma pessoa que esteja infectada. O uso do preservativo também prevenirá uma gravidez indesejada!
Além disso, é comum muitas pessoas viajarem juntas para curtirem as festas. Por isso, é importante evitar o compartilhamento de materiais de uso pessoal, como alicates, pinças, aparelhos de barbear, ou qualquer outro utensílio perfurocortante.
Segundo dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) de Minas Gerais, no ano de 2022, foram notificados 3.943 casos de HIV/ Aids, 26.777 casos de sífilis e 656 casos de hepatites virais B em todo o estado. Por algumas doenças terem um período de incubação mais longo, é indicado realizar a testagem para ISTs. Por isso, após o Carnaval, é interessante procurar uma unidade de saúde e fazer o teste rápido.
Mais uma dica importante é não esquecer do protetor solar, em hipótese alguma. Lembre-se sempre de reaplicar o filtro e utilizar sobretudo no rosto, pescoço e braços – partes do corpo que geralmente estão mais expostas.
Consumo de álcool
Além da música, dança e diversão, é comum que em todas as festas de Carnaval as bebidas alcoólicas, de diversos tipos, estejam presentes. Por isso, é preciso ter muito cuidado para não exagerar. É importante ressaltar que, quanto maior o teor alcóolico da bebida, maior a chance de causar desidratação. Uma orientação válida é intercalar o consumo de destilados, ou mesmo da cerveja, com água. A mistura de bebidas também pode causar efeitos danosos no organismo, por isso, a orientação é evitar.
Outra coisa importante é não beber de estômago vazio. Alimentos saudáveis como frutas (banana, abacate, frutas vermelhas), ovos e batata-doce são ótimas opções – mais leves, que dão energia. É importante também não aceitar bebidas oferecidas por estranhos e prestar atenção no próprio copo/garrafa.
Aproveite, festeje e seja feliz! Mas sempre com consciência, não esqueça de se cuidar e cuidar do próximo. Vamos sempre, #JuntosPelaVida!