
É perceptível que Uberlândia vem tendo dias quentes e de altas temperaturas, e esse fenômeno não se restringe a nossa cidade. Essa é a última semana de inverno e o Brasil está enfrentando uma onda de calor extremo, podendo encontrar regiões que ultrapassem 40° C.
De acordo com meteorologistas, há um "bloqueio atmosférico", ou seja, uma área de alta pressão no centro do país que impede a entrada das massas de ar frio. Além disso, outros fatores podem também ter influenciado a temperatura, como: fenômeno El Niño mais intenso, aquecimento global e o próprio mês de Setembro, devido à seca e aumento da radiação solar na região central do território brasileiro.
Desta vez, o #SustentabilidadeEmPauta levanta formas de amenizar os efeitos das altas temperaturas e formas de evitar desidratação e adversidades à saúde a partir da entrevista realizada entre a jornalista Natuza Nery (GloboNews) e a médica da família e comunidade Mayara Floss. Confira abaixo algumas dicas:
Carregar uma muda de roupas mais leve para utilizar no transporte público durante os horários de pico;
Colocar uma garrafa de água gelada para resfriar áreas de dobras do corpo, como as axilas;
Deixar a casa mais ventilada durante o período noturno e mais fechada durante o dia;
As consequências do aumento na temperatura vão além do desconforto e suor. Sem cuidados, as altas temperaturas podem provocar hipertermia, insolação e, em casos graves, até a morte.
Cuide-se e cuide de quem ama. Lembre-se sempre de beber água e protejer a pele com protetor solar!