
Initerruptamente somos bombardeados pelo novo em nossas vidas, existe uma máquina que busca nos levar sempre ao mais novo e com isso, estamos trocando vários produtos sempre que podemos. Quantas vezes você já trocou de celular? E o Upgrade na TV? E a transição do toca-fitas para o discman, para o MP3, para o iPod... A questão aqui é a seguinte: para onde foi o anterior?
De acordo com o balanço do Mercosul, chegaram ao mercado brasileiro, só em 2020, 130 mil toneladas de equipamentos elétricos. Esse número aponta para um futuro onde o peso dos resíduos de equipamentos elétricos em todo o planeta em 2030 será equivalente a 7.390 Torres Eiffel, se não for feita reciclagem.
A alta produção de equipamentos eletrônicos abre espaço para a grande o acúmulo de lixo dessa natureza. Dados da ONU mostram que o mundo produziu, em 2019, mais de 22 milhões de toneladas de resíduos de pequenos equipamentos eletrônicos, representando cerca de 40% de todo o lixo eletrônico gerado à escala global.
Pensando nisso que a Câmara Americana – AMCHAM, em Uberlândia, em parceria com o Uberlândia Business Tower – UBT, no Center Shopping, estão realizando pelo segundo ano a Campanha ReciclAção, projeto que visa captar, reciclar e tirar da natureza matérias eletrônicos que contem metais pesados que são tóxicos e nocivos ao meio ambiente, além de promover a reutilização de algumas peças, diminuindo assim a extração de matéria-prima.
De acordo com a gerente da Amcham, Larissa Cruvinel, a ideia do projeto é dar um descarte adequado aos materiais e, de quebra, ajudar com alguma causa humanitária.
“Esse movimento da mineração Urbana ajuda a gente a mobilizar pessoas e empresas para limpar o meio ambiente e ajudando o hospital, a campanha fica melhor ainda. Lembramos que descartar esses materiais é perigoso, são tóxicos para a natureza, ao mesmo tempo, ainda tem peças que podem ser reutilizadas. Ao destinarem os produtos para a campanha a gente aproveita o que dá e ainda faz o descarte adequado do que antes iria para a natureza. Além disso, revertemos o valor dos produtos em doações para o Hospital do Câncer”, explica a gerente.
O que é a mineração urbana?
A mineração urbana é a transformação de produtos pós-consumo em matéria-prima, visando ser reutilizada na produção de novas mercadorias, evitando a necessidade da extração da natureza. Colocando de forma simples, a mineração tradicional tira minerais da terra, enquanto a mineração urbana recicla e coloca novamente em circulação materiais descartados pelos consumidores e iriam ser dispostos em aterros sanitários. As duas podem fornecer metais ferrosos e não-ferrosos (ferro, ouro, prata, alumínio, cobre, etc.), plástico, vidro, e outras matérias-primas, para diversas indústrias.
A Ação para o Grupo
O Grupo Luta Pela Vida é uma instituição sem fins lucrativos fundada em 1996 cuja função é arrecadar recursos com o apoio de empresas e da sociedade para auxiliar na manutenção e ampliação do Hospital do Câncer em Uberlândia, visando oferecer bem-estar e melhores condições de tratamento e cura aos pacientes oncológicos atendidos por meio de um atendimento humanizado e gratuito.
Para manter esse trabalho a instituição depende exclusivamente das doações de empresas e sociedade. São campanhas como a ReciclAção além de tantas outras que fazem com que a luta pela vida siga em frente.
A coleta
Os postos de coleta da campanha ReciclAção estão dispostos no terceiro piso do Center Shopping até o dia 30 de novembro. Além disso, empresas que quiserem fazer o descarte de seus eletrônicos, podem entrar em contato pelo número (34) 9 9935-5409 que equipes da campanha farão a coleta gratuitamente.
Apoie esta causa, apoie o meio ambiente e vamos, sempre, juntos pela vida!