
Frida Kahlo, umas das maiores artistas modernas, dizia que pintava flores para que elas não morressem. No Centro de Cuidados Paliativos Oncológicos (CCPO), mais do que deixar as flores vivas, a pintura de girassóis que agora decoram o espaço também o deixa mais vivo, vibrante e iluminado. Trata-se do “Painel Girassol”, um conjunto de quatro telas inaugurado na última terça-feira (5) no primeiro piso do CCPO em uma cerimônia emocionante.
O projeto foi coordenado pela artista plástica e voluntária do GLPV, Maria Clara Ferraz, e foi realizado em 2018 e 2019 com o intuito de humanizar o ambiente hospitalar por meio do principal símbolo do cuidado paliativo: o girassol. Os quadros foram pintados por 14 pessoas, entre voluntários e pacientes, no corredor do setor de quimioterapia do Hospital do Câncer em Uberlândia. A ideia foi uma sugestão de Dr. Rogério de Araújo, um dos diretores e fundadores do GLPV e idealizadores do CCPO.
Para marcar o momento, Maria Clara foi homenageada pelo presidente do Grupo Luta Pela Vida, Agnaldo Fernandes, e a diretora Maria Letícia Rocha, com uma placa de reconhecimento por toda a dedicação, amor e zelo em prol dos pacientes com câncer. A voluntária atua na equipe da Brinquedoteca e também promove oficinas artísticas para as crianças e familiares enquanto aguardam o atendimento hospitalar.
A celebração contou com a presença de membros da diretoria da instituição, pacientes, voluntários e colaboradores. O GLPV agradece imensamente pela participação de todos durante este momento especial e reforça a gratidão por todos os feitos da querida Maria Clara em benefício dos pacientes. Temos a certeza de que a arte pode transformar vidas!