
Doar sangue é mais do que um ato solidário voluntário, pois significa transformar e salvar vidas. Conforme aponta o Ministério da Saúde, 1,8% da população doa sangue de forma regular no Brasil. Um número abaixo dos 2% ideais definidos pela Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS). Nesse sentido, datas como o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue, comemorado hoje (25/11), incentivam a doação e também demonstram gratidão aos doadores.
É importante entender que as doações constantes são fundamentais para que os estoques de plaquetas, que ajudam no controle de sangramentos e são usadas em tratamentos contra o câncer, por exemplo, se mantenham ideais. É por isso que o Grupo Luta Pela Vida apoia e incentiva a doação de sangue voluntária.
O que é necessário para doar:
– ter entre 16 e 69 anos de idade (Menor de 18 anos deve apresentar o formulário de autorização e cópia do documento de identidade com foto do pai, mãe ou tutor/guardião; – idosos devem ter realizado pelo menos uma doação de sangue antes dos 61 anos); – pesar mais de 51 quilos e ter IMC maior ou igual a 18,5 (descontar o vestuário); – apresentar documento de identificação oficial com foto (original ou cópia autenticada em cartório), em bom estado de conservação e dentro do prazo de validade. Documentos aceitos: carteira de identidade, carteira de trabalho, certificado de reservista, carteira nacional de habilitação, passaporte, carteira profissional emitida por classe ou carteira de doador. Não são aceitos crachás funcionais, carteiras estudantis nem certidão de nascimento; – dormir pelo menos seis horas, com qualidade, na noite anterior à doação; – não ingerir bebida alcoólica nas 12 horas anteriores à doação; – não fumar duas horas antes da doação.
Em Minas Gerais, você pode doar sangue no Hemominas mais perto. Acesse o dite do hemocentro da sua região para mais informações e agende sua doação! Faça sua parte e ajuda a salvar vidas!