top of page
  • Whatsapp
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Facebook
  • TikTok
  • YouTube

Na véspera do Dia Mundial do Câncer, GLPV faz alerta sobre prevenção


Dentro dos debates de saúde, o câncer é um dos temas que mais mobiliza os diversos setores da sociedade. Isto porque esta doença exige o desenvolvimento de políticas públicas que atendam a população de melhor forma possível – desde o diagnóstico, passando pelo tratamento e principalmente em relação à prevenção.


Pensando nisso, o 4 de fevereiro é lembrado como o Dia Mundial do Câncer, campanha criada pela União Internacional para o Controle do Câncer (UICC) e uma iniciativa para aumentar a divulgação de informações sobre o assunto, evidenciar a importância de um mundo com melhor acesso a serviços de atendimento oncológico e gerar um alerta a respeito de medidas preventivas.


O câncer é uma doença multifatorial que representa a segunda causa de morte no mundo inteiro. As ocorrências estão relacionadas a alguns fatores como hábitos de vida, sedentarismo, alimentação e hereditariedade. No Brasil, conforme o Instituto Nacional do Câncer (INCA), são estimados 704 mil novos casos da doença por ano, até 2025, com destaque para os tumores de mama, próstata, intestino e pulmão.


Segundo o oncologista clínico do Hospital do Câncer em Uberlândia, Dr. Thiago Pires, os novos dados do INCA acendem um alerta para o tema. “É um aumento considerável no número de casos. A gente tinha no triênio passado uma estimativa de 625 mil novos casos por ano”.


Dr. Thiago Pires ainda reforça que a data ajuda a relembrar que a principal ferramenta que nós temos é a prevenção. “Lembrar das medidas de proteção solar, do controle da obesidade, do sedentarismo e de uma dieta mais saudável. Prevenir é sempre a melhor forma”, destaca o oncologista.


Cuide de você com carinho! Vamos sempre #JuntosPelaVida!

 
bottom of page