top of page
  • Whatsapp
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Facebook
  • TikTok
  • YouTube

Núcleo de Estudo e Pesquisa Oncológica é inaugurado em Uberlândia


Importante passo em direção ao investimento em pesquisa científica de qualidade na área da oncologia, o Núcleo de Estudo e Pesquisa Oncológica – NEPON –, um dos braços do setor de pesquisa do Grupo Luta Pela Vida, foi inaugurado no dia 26 julho em uma cerimônia especial realizada no saguão do Centro de Cuidados Paliativos Oncológicos.


O Núcleo foi estruturado mediante aprovação de um projeto de pesquisa sobre câncer de mama no Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica do Ministério da Saúde – PRONON –, instituído pela Lei nº 12.715 de 2012, que tem o intuito de ampliar a oferta de serviços médico-assistenciais no campo da oncologia. Mediante incentivo fiscal, o PRONON possibilita que empresas direcionem até 1% do Imposto de Renda para investirem em projetos de instituições filantrópicas na área de oncologia.




De acordo com o coordenador do NEPON e um dos diretores do Grupo Luta Pela Vida, Prof. Dr. Marcelo Silva, os seis pesquisadores envolvidos com o projeto trabalharam juntamente com o Núcleo de Projetos, Pesquisa e Prevenção (NUPPPEC) para submeterem o projeto de pesquisa junto ao programa do Ministério da Saúde. “A gente pretende trazer informações básicas que irão fundamentar, em um futuro próximo, alternativas terapêuticas para o paciente com câncer de mama. É um orgulho ter conquistado tudo isso. Começamos com um financiamento pequeno e hoje a gente tem um financiamento robusto que possibilitou a gente construir esse espaço”, afirmou.


O NEPON e a pesquisa sobre câncer de mama


O Núcleo de Estudo e Pesquisa Oncológica tem o objetivo de se debruçar em estudos que forneçam informações relevante sobre as alterações genéticas e moleculares que acontecem nas células cancerosas. Nesse sentido, busca realizar pesquisas científicas básicas especificamente em câncer de mama e tudo será feito em um laboratório com equipamentos de última geração e materiais de ponta.


O projeto aprovado pelo PRONON e em execução é denominado “Modulação concomitante do receptor de estrógeno beta e AP-1 como estratégia antitumoral no câncer de mama triplo-negativo e endócrino-resistente” e busca desvendar os mecanismos biológicos que potencialmente possibilitem o desenvolvimento de novas terapias menos agressivas para o tratamento do câncer de mama triplo-negativo e endócrino-resistente. Além disso, poderá trazer mais respostas imunológicas sobre a doença e melhorar a qualidade de vida das pacientes afetadas.


Parcerias que fazem a diferença


Ao todo, 10 empresas investiram neste projeto e na criação do NEPON, são elas: Lojas Marisa, Algar, Grupo Zema, Ambev, CBMM, Novamed, Usiminas, Engie, Sistema Martins e Mart Minas.


Danielle Alves, colaboradora do Sistema Martins que esteve presente na inauguração, destacou como a empresa entende a parceria. “A gente vê com muita importância e carinho estar investindo na comunidade e trazer para a região um pouquinho disso. Faz toda a diferença na vida da gente!”.


Representando a Engie Brasil, Thais Alkmim pontuou que “é muito bonito conhecer o trabalho do Grupo Luta Pela Vida e a qualidade de vida dada aos pacientes. Agora o Centro de Pesquisa irá proporcionar esperança para aqueles que sofrem, então o nosso sentimento é gratificante”.


O GLPV se sente honrado em apoiar este importante projeto e os estudos que estão em pleno desenvolvimento. Com pesquisa, prevenção e um olhar atento para o outro, conseguimos ir mais longe!

 
bottom of page