
Estar em dia com os exames preventivos é um dos meios mais garantidos de diagnosticar a maioria dos cânceres. Quando falamos do câncer de mama, há um mecanismo específico para isso: a mamografia, radiografia das mamas feita por um equipamento de raios-X chamado mamógrafo, capaz de identificar alterações suspeitas. Para chamar atenção sobre a importância da realização deste exame, no dia 5 de fevereiro, comemora-se o Dia Nacional da Mamografia.
Maioria dos diagnósticos, infelizmente, é tardio
O câncer de mama é o mais comum entre as mulheres brasileiras, e só tem incidência menor que os tumores de pele. A expectativa do Instituto Nacional do Câncer (INCA) é que cerca de 74 mil novos casos anuais sejam diagnosticados até 2025. Uma preocupação é que mais de 60% dos diagnósticos acontecem quando os tumores estão em estágio mais avançado, implicando em tratamentos mais agressivos.
A mamografia é o único exame de imagem capaz de reduzir a mortalidade do câncer de mama, pois detecta precocemente possíveis tumores e nódulos na mama que ainda estejam em estágios iniciais, ainda não palpáveis.
Números de mamografias
A recomendação do Ministério da Saúde é que a mamografia de rastreamento (quando não há sinais nem sintomas) seja feita em mulheres com idade entre 50 a 69 anos, uma vez a cada dois anos. O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece o exame gratuitamente a todas as mulheres nesta faixa etária. Entretanto, em mulheres com histórico familiar de câncer de mama, recomenda-se atenção. Se possível, a realização da mamografia um pouco antes dos 50 anos.
Em 2022, segundo dados do Ministério da Saúde (Datasus), o SUS realizou pouco mais de 3.200.000 mamografias. O volume foi maior do que em 2021, quando foram feitos mais de 2.600.000. Todos os exames realizados no ano passado na rede pública corresponderam a uma cobertura de cerca de 28% da população feminina entre 50 e 69 anos.
Cuide-se e incentive sua mãe, avós, irmãs, esposas, namoradas, amigas e todas que você ama a se prevenirem e realizarem a mamografia com a frequência recomendada!