Junho Vermelho: doe sangue, salve vidas!
- Grupo Luta Pela Vida
- há 1 dia
- 1 min de leitura

Neste mês de junho, o Grupo Luta Pela Vida se une à campanha Junho Vermelho para reforçar uma mensagem vital: doar sangue é um ato simples, rápido e capaz de salvar vidas. Neste mês de conscientização, convidamos todos a refletirem sobre a importância desse gesto solidário, que faz a diferença na vida de milhares de pessoas, especialmente pacientes em tratamento contra o câncer.
Segundo o Ministério da Saúde, cada doação pode salvar até quatro vidas. No entanto, apenas 1,8% da população brasileira doa sangue com regularidade, quando o ideal recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) é de 3% a 5%. A escassez nos estoques dos hemocentros é uma realidade constante, especialmente em períodos de frio ou férias, como o mês de junho.
Para pacientes oncológicos, que enfrentam muitas vezes tratamentos agressivos como quimioterapia e cirurgias, a transfusão de sangue é essencial para garantir estabilidade e continuidade dos cuidados. Em muitos casos, a doação de sangue representa a esperança de mais um dia de vida.
Se você está saudável, tem entre 16 e 69 anos, pesa mais de 50 kg e não apresenta condições de risco, considere doar sangue. É um ato que dura poucos minutos, mas que tem um impacto incalculável.
Onde doar em Minas Gerais
Em Minas Gerais, o Hemocentro Coordenador, localizado em Belo Horizonte, além das unidades da Fundação Hemominas espalhadas pelo estado, recebe doadores durante todo o ano. Para saber mais sobre os critérios para doação, agendar sua visita e encontrar o hemocentro mais próximo, acesse: www.hemominas.mg.gov.br