
Além da campanha de incentivo à doação de sangue com o Junho Vermelho, este mês também é dedicado à atenção com os sintomas de doenças do sangue, como anemia e leucemia, por meio do Junho Laranja.
A leucemia é um tipo de câncer no sangue de origem desconhecida, e ocorre na formação das células do sangue da medula óssea, mais especificamente os glóbulos brancos. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), na leucemia, uma célula sanguínea que ainda não atingiu a maturidade sofre uma mutação genética que a transforma em uma célula cancerosa. Essa célula anormal tem problemas para funcionar de forma adequada, multiplica-se mais rápido e morre menos do que as células saudáveis. Com isso, as células sanguíneas normais da medula óssea vão sendo substituídas por células anormais e doentes.
Tipo e incidência
Existem mais de 12 tipos de leucemia. Os quatro principais são a leucemia mieloide aguda (LMA), leucemia mieloide crônica (LMC), leucemia linfocítica aguda (LLA) e leucemia linfocítica crônica (CLL). As estatísticas do INCA apontam que de 2023 a 2025, são esperados cerca de 11 mil novos casos da doença por ano no Brasil.
Na maior parte dos casos, os pacientes que desenvolvem leucemia não têm nenhum fator de risco conhecido que possa ser mudado e é por isso que grande parte dos casos de leucemia não podem ser prevenidos.
Porém, o uso de substâncias que contém tabaco se correlaciona com aumento do risco de Leucemia Mieloide Aguda. Esse é um fator de risco modificável, relacionado a diversos outros tipos de câncer (pulmão, boca, bexiga) e outras doenças graves também, como infarto do miocárdio e acidente vascular cerebral.
Sinais para ficar em alerta
Anemia;
Fadiga;
Falta de ar;
Dor de cabeça;
Infecções recorrentes (em razão da baixa imunidade);
Sangramentos na gengiva ou nariz;
Manchas roxas indolores pelo corpo (esquimoses);
Aumento do baço ou fígado;
Perda de peso sem motivo aparente;
Dores nos ossos ou articulações.
A doença progride rapidamente, exigindo que o tratamento seja iniciado logo após o diagnóstico (geralmente feito por meio de hemogramas e por vezes mielograma).
Como a leucemia é um tipo de câncer difícil de ser prevenido, o mais importante é sempre estar em alerta para os sinais do próprio corpo. Cuide-se sempre e vamos sempre juntos pela vida!