top of page
  • Whatsapp
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Facebook
  • TikTok
  • YouTube

Hospital do Câncer em Uberlândia recebe doação de próteses de mama feitas com alpiste



Unindo o talento manual e o desejo de fazer o bem, Dulcinéia Lourenço e Linei Nielsen fizeram a entrega de uma doação super especial ao Hospital do Câncer em Uberlândia no início de dezembro. As amigas produziram cerca de 80 próteses mamárias feitas com alpistes envoltos em uma meia-calça, de tamanhos diferentes, para serem doadas às pacientes que fizeram mastectomia em razão do câncer de mama. Além da prótese, as artesãs produziram um folder com instruções sobre o uso correto do material, que tem o intuito de oferecer autoestima e conforto para as mulheres interessadas, que poderão retirar o item no Espaço de Doações.


Dulcinéia, que já faz artesanato, explica que a ideia surgiu há alguns anos, quando uma tia em tratamento oncológico lhe mostrou a prótese de alpiste que usava. “Eu fique pensando que um dia gostaria de fazer aquilo para doação. Mas o tempo passou, e eu deixei quieto”.


Como a “inquietação” de Dulcinéia era algo que vinha do coração, a ideia não ficou de lado. “Eu também faço algumas mamas de crochê para uma empresa de Belo Horizonte ensinar sobre amamentação. Da última vez que fiz, chamei minha amiga Linei para me ajudar. Nisso, comentei que eu gostaria de fazer as mamas de alpiste para doar e foi aí que ela me incentivou a fazer, pois me ajudaria”, explica.


E deu tudo certo. Ambas conseguiram o material necessário, Dulcinéia pesquisou todos os detalhes e em poucos dias as amigas fizeram as próteses de diferentes tamanhos. Para efetuar a doação, outra amiga entrou na história: Sueli, voluntária do Grupo Luta Pela Vida, que fez a mediação.


Para Linei, pode contribuir com a causa não tem preço. “Para mim foi um prazer muito grande, algo que Deus falou no nosso coração e unimos esse desejo de dar, porque dar é melhor do que receber e foi tudo fluindo de tal modo que conseguimos fazer isso. É muito gratificante. Tudo que a gente faz, fazemos para a honra e glória de Deus e eu tenho anseio de fazer muito mais!”


O Grupo Luta Pela Vida agradece imensamente pela incrível e sensível doação. Iniciativas como esta transformam a maneira com que cada paciente pode enxergar seu tratamento. Vamos sempre juntos contra o câncer!


Fácil de fazer e resistente


Dulcinéia explica que o alpiste é considerado por muitos como a melhor semente para fazer esse trabalho, pois é maleável e frasquinho. Basta pegar a quantidade desejada (existe uma tabela com a quantidade correspondente e cada tamanho. Ex: 40, 42…) e ir envolvendo em um pedaço de meia-calça e dar o nozinho final em formato de bico. Além disso, é preciso deixar a mama ventilado, não pode molhar e a durabilidade pode chegar a um ano quando bem cuidada. É importante ressaltar que a pessoa só pode usar a mama após a cicatrização da cirurgia e qualquer dúvida deve ser tirada com o médico.

 
bottom of page