
“Um Sol Para Cada Um”, o jargão brasileiro, eternizado pelo escritor paraense Edyr Augusto Proença, faz jus ao calor e incidência solar do nosso país tropical. E todo esse sol vem começando a trazer luz a um problema mundial, a falta de energia elétrica. Atualmente a energia fotovoltaica, ou seja, produzida pelo sol, conta com mais de 20,2 Giga Watts de produção no Brasil, ficando atrás apenas da fonte hidroelétrica e eólica.
De acordo o Ministério de Minas e Energia -MME, as fontes renováveis deverão aumentar sua participação na matriz, e a capacidade instalada de geração distribuída solar cresceu e continua em destaque, com tendência de aumento de mais de 80% em 2022, em relação a 2021. A participação da fonte solar fotovoltaica na oferta interna de energia elétrica do Brasil deve aumentar de 2,5% para 4,1% em 2022, indica o boletim de energia, publicado em 10 de outubro.
Esse número é representado, em grande parte pela procura por empresas e fazendas que, cada vez mais, vem aproveitando seu espaço ao sol, para gerar economia. Como o Centro de Cuidados Paliativos Oncológicos, o novo espaço do Grupo Luta Pela Vida já conta com painéis fotovoltaicos no teto que ajudam na manutenção elétrica de todo o edifício.
E é graças a empresas parceiras que esse projeto de sustentabilidade vem crescendo. Como conta o sócio proprietário da Inovati Solar, Sérgio Humberto, a empresa tem um programa de doação para instituições filantrópicas.
“Temos um projeto onde, a cada 100 usinas instaladas, a gente doa uma usina para alguma entidade que preste serviços à sociedade. Temos a satisfação de estar contribuindo de alguma forma com o Grupo Luta Pela Vida fazendo a doação de uma usina que vai colaborar com as despesas mensais do hospital no que diz respeito ao consumo de energia elétrica”.
A Inovati nasceu do sonho de Sérgio e sua esposa, que sempre buscaram fazer a diferença no mundo. “A gente começou em 2015 e de lá pra cá vamos evoluindo com a ampliação do nosso negócio na cidade e região. Além de promover melhores condições para a produção de energia de forma sustentável. Nosso foco é contribuir para a economia das famílias enquanto inovamos na produção de energia limpa”, explica o empresário.
A doação da Inovati foi de uma usina de 14,4 KVA (Kilovate Ampére) avaliada em R$ 15.000,00, capaz de produzir até 530 Quilowatt por mês, permitindo uma economia de até R$ 500,00 por mês na conta de energia.
O Grupo Luta Pela Vida agradece a doação e reitera que atitudes assim, de parceria e solidariedade, transformam a vida de milhares de pessoas.
Vamos sempre, juntos pela vida.