Futebol Solidário: homenagem à familiar e amigo resulta em doações para o GLPV
- Grupo Luta Pela Vida
- 14 de mar. de 2023
- 2 min de leitura

A perda de uma pessoa querida nunca deixa de ser algo difícil. O luto é marcado por diversos sentimentos, sendo a saudade aquele que provavelmente jamais irá embora – passe o tempo que for. Com ela, também fica o amor e o carinho, que permanecem sendo compartilhados. Foi motivado por tudo isso que os familiares e amigos de Robson “Barba” quiseram transformar esse momento em outro tipo de partida e se uniram para promover um Futebol Solidário como forma de homenageá-lo e também em apoio a luta pela vida dos pacientes oncológicos por meio de doações, que aconteceu no dia 4 de março em Araguari.
A ideia da ação surgiu no final de 2022 e veio dos eventos de amistosos de futebol entre famosos, em que a entrada é uma doação de alimento em prol de instituições filantrópicas. Além disso, Barba também adorava jogar bola com os amigos. Tudo começou a ser planejado em janeiro deste ano e desde então a divulgação correu a cidade de Araguari. Com o apoio da sociedade, a ação arrecadou 134 litros de leite e 89 unidades de água de coco em doações que serão direcionadas aos pacientes pelo Grupo Luta Pela Vida.
Solidariedade, amor e memória
Barba ou Barbudo eram os apelidos que viraram quase um segundo nome devido à profissão de barbeiro (além da própria barba característica) do primo de Franciele Bernardes, que teve a ideia de organizar a ação solidária pela memória dele e para ajudar os atendidos pelo Hospital do Câncer em Uberlândia, local onde Robson fez o tratamento contra o câncer. Ela conta que todo o suporte e acolhimento que ele a família tiveram na unidade também foi importante para a decisão de realizar o evento. “É um esporte que ele gostava e se ele estivesse aqui e vencido a batalha contra o câncer, tenho certeza que ele estaria aqui e faria até mais do que isso”, destaca Franciele.
Jeise Bernardes também evidencia que o cunhado teria a mesma atitude solidária. “O Robson era alegria da família, extrovertido e quem fazia todo mundo rir aonde ele passava”, define. Visão de vários amigos que estavam presentes na ação, como Matheus Vieira. Emocionado, ele mostrou a tatuagem na perna que fez para eternizar a amizade. “Foi algo que nunca pensei em fazer. É o trecho de uma carta que eu mesmo fiz, chorando, inclusive quando levei o papel para o tatuador estava bastante molhado. É um símbolo de algo que não é de internet, foi algo do meu coração e que saiu em forma de homenagem para ele”.
Se depender de Franciele, o Futebol Solidário de Araguari em memória de Barbudo acontecerá todos os anos, para unir todos os que o amavam para fazer o bem. “Toda semente que é plantada, gera frutos. E esses frutos podem gerar mais e mais frutos. Acho que a atitude de uma pessoa interfere em várias, basta a atitude e a vontade de querer ajudar”.
O Grupo Luta Pela agradece todos os familiares e amigos de Barba que mesmo em meio a um momento difícil, se uniram me benefício da solidariedade. Gratidão à toda a sociedade de Araguari e região pelas centenas de doações!