Exposição “Flores”: quando a vida e a esperança florescem na arte
- Grupo Luta Pela Vida
- 16 de abr.
- 2 min de leitura

Ao longo do mês de abril, Uberlândia recebe a exposição “Flores”, uma celebração artística e emocionante pelos 25 anos do Hospital do Câncer em Uberlândia (HC-UFU/Ebserh). O projeto, iniciado em março de 2024, reúne 36 quadros pintados e 26 fotografias, todas criadas durante as Oficinas Artísticas de pintura e fotografia realizadas na Brinquedoteca do Hospital pela equipe de voluntários e colaboradores do Grupo Luta Pela Vida (GLPV) para as crianças atendidas, acompanhantes e visitantes.
Sob a coordenação da artista plástica e voluntária do GLPV Maria Clara Ferraz (pintura) e do fotógrafo Ricardo (oficina de fotos), a iniciativa transformou momentos difíceis do tratamento oncológico infantil em experiências coloridas e cheias de significado. Cada obra revela a sensibilidade e a maneira única de seus criadores —crianças, familiares, voluntários, equipe médica e colaboradores— de enxergar o mundo, expressando emoções através da pintura e da fotografia.
O tema “Flores” foi escolhido por sua conexão com a delicadeza, a natureza e a renovação, inspirando diferentes olhares sobre a vida. Mais do que uma mostra artística, a exposição promove coletividade, diversidade e inclusão, fortalecendo o senso de pertencimento e participação cidadã das crianças e adolescentes.
Além de estimular a criatividade e a reflexão, o projeto trouxe aprendizado sobre técnicas de pintura, fotografia e história da arte, deixando um legado de alegria e esperança. Como disse o pintor francês Odilon Redon, “Eu soube, com os olhos mais abertos para as coisas, que a vida que nós vamos desenrolando, também pode revelar a alegria.”
A exposição “Flores” é um convite para enxergar a vida com mais cor e sensibilidade, celebrando a resistência, a arte e a humanização no cuidado com a saúde. Uma homenagem aos 25 anos do Hospital do Câncer e a todos que transformam desafios em flores.
E exposição será lançada, em evento privado, no dia 15 de abril, na Sede do Grupo Luta Pela Vida e dia 16, das 8h às 16h, ficará aberta ao público interno e externo do GLPV (R. Francisco Cândido Xavier, 240 – Alto Umuarama). Em breve, a mostra deverá ir para outros pontos da cidade.