
Nesta quinta-feira (30), o Grupo Luta Pela Vida promoveu a palestra sobre a Lei Geral de Proteção de Dados, mais conhecida como LGPD, legislação que entrou em vigor em 2020 (mas que teve um período de adaptação para ser obedecida) como uma importante ferramenta para regulamentar a maneira com que os dados dos brasileiros são armazenados, utilizados e protegidos. A palestrante convidada para discorrer sobre o assunto foi Claudia Ildefonso, Gerente de TI, DPO, LGPD, Projetos e Processos.
Claudia, que tem experiência com gestão de TI na área da saúde, trouxe apontamentos muito importantes para todos os colaboradores ao explicar o que é a legislação, quais os objetivos e as sanções para quem descumprir as normas impostas.
Primeiramente, a palestrante destacou o que é o tratamento de dados e como ele deve ser resguardado, usado e descartado. Ela também esclareceu o que podemos entender como dados sensíveis e pessoais, e quais as diferenças entre ambos. Durante a palestra, Claudia também citou exemplos de casos em que o direito à privacidade e proteção dos dados do cidadãos foi ferido. Nesse sentido, apontou ainda as punições para aqueles que infringem a legislação e ponderou sobre a grande responsabilidade que temos com dados de pacientes, colaboradores e voluntários.
Avaliação sobre a palestra
Por favor, deixe sua opinião sobre a palestra respondendo o formulário abaixo. Sua participação é muito importante!
Abaixo você também pode rever ou assistir o que perdeu!