
No dia 18 de outubro comemora-se o Dia do Médico, profissão tão importante para os cuidados e promoção da saúde em qualquer população. O dia foi escolhido a partir do Dia de São Lucas, o santo padroeiro da Medicina. Conforme as crenças católicas, São Lucas foi médico em vi e posteriormente, desde o século XV, se tornou o patrono de quem ocupa essa função.
Entre as diversas atribuições de um profissional graduado e atuante na Medicina, estão: descoberta de enfermidades, fornecimento de suporte e indicações adequadas para haver a cura, indicações adequadas para prevenção de doenças e, de forma geral, orientações para que as pessoas tenham uma vida mais saudável. É um papel que exige conhecimento profundo, comprometimento, responsabilidade e disciplina, para que sempre esteja em constante aprendizagem.
O médico também precisa ser um bom comunicador, promovendo uma relação de confiança e humanizada com seu paciente, uma vez que a relação com o paciente é fundamental para o andamento adequado do tratamento. Um bom relacionamento pode, por exemplo, proporcionar conforto ao paciente e, assim, ele pode detalhar e se aprofundar nas queixas. Um bom médico é um ser humano empático, atencioso e cuidadoso!
O Hospital do Câncer em Uberlândia e o Centro de Cuidados Paliativo conta com diversos médicos em seu quadro de colaboradores. Fundamentais nas equipes multi-profissionais que se dedicam diariamente em prol dos pacientes com câncer, todos os profissionais merecem essa homenagem!
Parabéns pelo caminho escolhido e aproveitem o dia!