
Hoje, (09/06), é o Dia Nacional da Imunização, data criada com objetivo de destacar a importância da vacinação, seja para os indivíduos ou para a coletividade humana. Há mais de 200 anos, vacinar-se é sinônimo de prevenção e a manutenção desse hábito durante a vida, a partir de um calendário criado pelas autoridades de saúde, é o que induz o sistema imunológico a construir defesa contra agentes invasores.
O registro da primeira vacina aplicada na história da humanidade é datado em 1796. À época, o médico inglês Edward Jenner estudava a varíola, doença infecciosa com a alta taxa de contaminação, e um de seus experimentos resultou na imunização contra o vírus. Desde então, diversas outras vacinas foram desenvolvidas e são aprimoradas a fim de cuidar da saúde coletiva.
No Brasil, o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece vacinação gratuita para todas as faixas etárias contra doenças infectocontagiosas, como sarampo, caxumba, rubéola, febre amarela, entre outras. A oferta é parte do Programa Nacional de Imunizações (PNI) que atende mais de 210 milhões de pessoas. Os imunizantes usados no país são testados, assegurados e aprovados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
A PNI é responsável por criar anualmente o Calendário Básico de Vacinação brasileiro que contém 20 vacinas. Clique aqui e confira quais são as datas e vacinas que serão ainda disponibilizadas em 2023. É importante lembrar que, anualmente, existem as campanhas de vacinação específicas, como a da influenza e da Covid-19.
E falando em vacina contra a Covid-19, é importante lembrar que o Ministério da Saúde recomenda o reforço com a vacina bivalente para toda a população acima dos 6 meses.
Em Uberlândia, a vacinação pode ser feita em 74 salas distribuídas entre UBSFs, UBS e UAIs, além de campanhas em empresas, escolas e eventos. Confira abaixo o horário de funcionamento das unidades de vacinação:
UBSFs: 7h30 às 16h30
UBS: 7h30 às 18h
UAIs: 8h às 20h
As UBSs dos bairros Brasil e Tocantins contam com o Horário do Trabalhador, atendendo até às 21h. Clique aqui para acessar mais detalhes sobre as salas de vacina.
O Grupo Luta pela Vida incentiva a vacinação para prevenção contra várias doenças e destaca a importância do Dia Nacional da Imunização. Vacine-se para proteger-se e cuidar do próximo!