#CuidarÉViver: Mês da Mulher – Dicas de livros escritos por mulheres
- Grupo Luta Pela Vida
- 7 de mar. de 2024
- 2 min de leitura

Este mês, em comemoração ao Mês da Mulher, destacamos a uma seleção especial de livros escritos por mulheres. Reconhecendo a importância da voz feminina na literatura e em todos os aspectos da vida, escolhemos destacar obras que não apenas celebram as realizações das mulheres, mas também oferecem insights valiosos sobre saúde mental e bem-estar. A leitura é uma ferramenta poderosa para nutrir a mente e o espírito, proporcionando conforto, inspiração e perspectivas que podem enriquecer nossas vidas e fortalecer nossa saúde mental.
"A Coragem de Ser Imperfeito" por Brené Brown
Brené Brown explora a importância da vulnerabilidade e da aceitação de si mesmo como componentes essenciais para uma vida plena. Com insights perspicazes e histórias inspiradoras, este livro nos encoraja a abraçar nossa autenticidade e a cultivar relacionamentos significativos.
“Talvez você deva conversar com alguém” Lori Gottlieb
Lori Gottlieb combina histórias da sua trajetória como terapeuta à sua própria experiência como paciente. O livro oferece uma narrativa acolhedora, leve, comovente e lança luz sobre a nossa capacidade de mudar nossas vidas.
"O despertar da mulher exausta" por Marcela Ceribelli
Com o humor inteligente que lhe é peculiar e muita empatia, Marcela Ceribelli intercala relatos de experiências pessoais com estudos científicos e comentários de especialistas das mais diversas áreas (como psicologia, moda, saúde e artes), investigando as origens das expectativas que recaem sobre as mulheres e apontando caminhos para um despertar mais amoroso.
"Tudo Sobre o Amor" por bell hooks
Neste livro, primeiro volume de sua Trilogia do Amor, a autora procura elucidar o que é, de fato, o amor, seja nas relações familiares, românticas e de amizade ou na vivência religiosa. Na contramão do pensamento corrente, que tantas vezes entende o amor como sinal de fraqueza e irracionalidade, bell hooks defende que o amoré mais do que um sentimento - é uma ação capaz de transformar o niilismo, a ganância e a obsessão pelo poder que dominam nossa cultura. É através da construção de uma ética amorosa que seremos capazes de edificar uma sociedade verdadeiramente igualitária, fundamentada na justiça e no compromisso com o bem-estar coletivo.
"Sede de me beber inteira: poemas" por Liana Ferraz
Entre os jogos de palavras que lhe renderam fãs nas redes sociais e reflexões francas sobre amor-próprio e autodescoberta, a poesia circula, crescendo, caudalosa. E inspira uma nascente no coração de quem lê: um córrego em cujas margens recordamos as mulheres que nos trouxeram ao mundo, as mulheres que nos sucederão, as mulheres que somos.
“Primeiro eu tive que morrer” por Lorena Portela
Um poderoso romance de estreia que, ao revelar a dolorosa mirada dessa jovem no espelho, coloca a todos no reflexo e contesta um mundo no qual o mecanismo de relações abusivas, excesso de trabalho, assédio e desamor é sinônimo de força. Ou sucesso.
Estes livros oferecem uma variedade de perspectivas e reflexões sobre ser mulher. Junte-se a nós nesta jornada de descoberta e autocuidado através da leitura.















