
A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e de Assédio (CIPA) tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças ocupacionais, de modo a unir o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador. Uma das atribuições da CIPA é trazer informações que visem essa prevenção como um todo. Com isso, agora formada por Larissa Martins, Lara de Andrade, Valdir de Souza e Alexandre Oliveira, a CIPA trará conteúdos que envolvam a saúde do trabalhador dentro e fora do ambiente organizacional.
Em agosto, preza-se e destaca-se ainda mais o fim da violência contra a mulher com a campanha Agosto Lilás, criada em referência à Lei Maria da Penha n° 11.340 que completa 17 anos em 2023 e surgiu para amparar mulheres vítimas de vários tipos de violência como física, sexual, psicológica, moral e patrimonial.
O Observatório da Mulher Contra a Violência – do Senado Federal, realizou sua última pesquisa em 2021 e apontou elevação de aproximadamente 30% no número de mulheres que afirmaram ter sofrido violência física. Já no caso de violência psicológica, os números subiram 165% e violência moral ultrapassou os 200%. Por isso, é tão importante fomentar a conscientização e lutar pelo fim da violência contra a mulher.
Para comunicar algum caso de violência ligue para a Central de Atendimento à Mulher em Situação de Violência através do 180. O telefone é de abrangência nacional. As denúncias podem ser feitas de forma gratuita e confidencial. A central funciona 24 horas, todos os dias da semana, inclusive nos fins de semana e feriados. Além disso, a Prefeitura de Uberlândia criou o aplicativo "Salve Maria" para facilitar a denúncia de violência. Com a ferramenta, qualquer pessoa pode denunciar abusos de forma rápida e precisa por meio de um canal direto com a Polícia Militar. O aplicativo está disponível para celulares com sistema Android.
A Casa da Mulher é também uma forma de proteger as mulheres residentes e passageiras de Uberlândia. Unidade pública estatal, a Casa é responsável pela implementação de políticas públicas afirmativas que promovam as mulheres social, cultural, econômica e politicamente. Lá, funcionam o Núcleo de Apoio à Mulher, o Centro Integrado de Apoio a Mulher (CIM) e o Núcleo da Diversidade e Cidadania. Para mais informações, entre em contato com (34) 3231-3756 ou visite o espaço localizado na Avenida Nicomedes Alves dos Santos, nº 727, bairro Lídice de segunda a sexta-feira das 8h às 18h.
A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e de Assédio do Grupo Luta Pela Vida está sempre aberta às sugestões de pautas e trabalha em prol do melhor ambiente de trabalho possível!